31.1.09

MARANHÃO: JUMENTO É TROCADO POR MOTOS NO SERTÃO por Honório Jacometto

No sertão do Maranhão, um companheiro antigo do homem do campo está se aposentando.

É uma cena cada vez mais rara no interior: sertanejo andando no lombo de um jumento é coisa do passado. O que se vê são animais perambulando nas ruas e rodovias das pequenas cidades.

A moda agora no sertão é ter uma motocicleta. Todo mundo quer ter uma. Virou sonho de consumo entre os agricultores do Maranhão. Até nos povoados mais distantes da cidade, a gente encontra uma moto. O jumento só serve agora para o serviço pesado no campo.

O animal de estatura pequena não faz corpo mole na hora do serviço. "É só pequeneninho no tamanho, mas é forte. Você pode botar 120 quilos de carga que ele arrasta para todo canto", diz o lavrador Fausto dos Santos.

Companheiros mesmo só durante o trabalho. Na hora de dar uma voltinha na cidade, o jegue não tem vez. O homem do campo moderno tem agora outra preferência. Até nas casas mais humildes, lá estão elas bem na porta, para todo mundo ver. Virou símbolo de status social. "Quem tem uma, tem mais chance de arranjar mulher do que quem não tem. Mulher gosta tanto de moto", afirma um rapaz.

Complicado é quando estes novos motociclistas se encontram. Acostumados a andar de jegues, eles ignoram as leis de trânsito. “Eu não tenho carteira, nem capacete”, confessa um homem.

"Comprei esta moto e me deram de presente um capacete zero, mas está em casa”, disse outro.

É a modernidade versus a tradição. A moto pode até liderar a preferência, mas dificilmente o jumento vai perder a importância que tem no sertão. “Até porque, o primeiro transporte a aparecer foi o jumento. Então, ninguém pode abandonar o jumento”, finalizou o lavrador.



Matéria exibida no Jornal Nacional em 30.01.09

Nenhum comentário: