2.11.08

CORAÇÃO MASSA por Paulo de Tarso Jr.

A missão era difícil, mas não impossível. A impossibilidade ficou longe do autódromo de Interlagos desde o início dos treinos na última quinta-feira. Felipe Massa e Lewis Hamilton disputavam um título inédito para ambos os pilotos. De um lado, estava o inglês, favorito à conquista do campeonato de Fórmula 1 porque estava 7 pontos na frente. Do outro lado, estava Massa, que guiava com o coração. Que pilotava com o apoio da torcida. Que lutava contra o “possível impossível”, se assim podemos dizer.

Durante toda a temporada, o brasileiro estava ali, próximo ao Lewis na classificação de pilotos. Pena que seus erros e as trapalhadas da Ferrari o deixaram sete pontos atrás de Hamilton faltando um Grande Prêmio para ser disputado. No entanto, os erros foram minimizados e a possibilidade da vitória no Brasil era real e foi o que aconteceu. Na garra e no coração, Felipe Massa fez tudo o que pôde neste domingo. Tudo o que estava ao seu alcance desde os treinos que definiram o grid de largada. Massa largou na pole position e Hamilton ficou apenas na quarta posição. Mas isso não era suficiente para o brasileiro levantar a taça de campeão. Era preciso que os deuses contribuíssem um pouquinho com o brasileiro. E ajuda seria deixar Massa vencer a corrida e deixar Hamilton terminar a corrida na sexta colocação. Pena que não aconteceu. Hoje não era o dia. Parecia que seria, mas não foi.

Antes de começar o GP do Brasil, São Pedro deu emoção à decisão do campeonato de Fórmula 1. Fez chover. Mudanças de estratégias aconteceram. Os pilotos trocaram de pneus e a corrida ganhou ares de um momento épico. Então, foi dada a largada da última prova de 2008. Massa não teve problemas e se manteve na liderança. Hamilton sofreu e após algumas voltas caiu para sexto, posição que daria o título ao brasileiro.



No entanto, a chuva parou, mas a cada instante, vinham novas previsões que mostravam que a chuva iria voltar. E assim foi durante toda a corrida. As paradas de reabastecimento e troca de pneus eram cada vez mais tensas. O medo do que iria acontecer era inevitável. Faltando apenas oito voltas, o drama tomou conta de Interlagos. Nos boxes, tanto da Ferrari quanto da McLaren, ninguém acreditou quando novos pingos d’água voltaram a cair sobre o autódromo. Mas foi o que aconteceu. As gotas isoladas foram ficando mais fortes e obrigaram os pilotos a trocar os pneus. Nesse momento, Massa era o líder e Hamilton o quinto, seguido pelo alemão Vettel. Ainda assim, o título continuava sendo do inglês.

Mas, como disse no início, nada é impossível. O impossível para a corrida deste domingo não existiu. E foi assim. Faltavam apenas duas voltas. E o improvável aconteceu: Vettel passa Hamilton, que cai para sexto. Agora, o título era de Massa. Infelizmente, o esporte nos prega surpresas. Felipe Massa completa as 71 voltas do GP do Brasil. Fernando Alonso passa em segundo seguido por Kimi Raikkonen. E o quarto colocado? Onde estava? Por que Timo Glock não cruza a linha de chegada se perguntavam os brasileiros? A resposta foi simples, dura e triste. Glock, que não havia feito a última troca de pneus, perdeu rendimento e foi superado por Vettel e Hamilton há três curvas do final da corrida.

Simplesmente inacreditável. Foi uma batalha realmente épica entre Felipe Massa e Lewis Hamilton pelo título de campeão mundial de Fórmula 1. Não acreditei no que vi. Estava pronto para soltar o grito de campeão. Tive que segurar. O Felipe fez o possível e venceu no Brasil, mas Lewis teve sorte e competência para superar o coração de Massa. O esporte é assim: quando se menos espera, a vitória nos escapa a pouco mais de 500 metros da bandeira quadriculada. Essa distância, tão ilusória para um carro de Fórmula 1, foi decisiva para fazer Felipe Massa ser vice-campeão.

Mas não temos que chorar pelo título perdido. Eu faço das palavras de Felipe Massa as minhas neste momento: “Deus sabe o que faz”. A temporada do brasileiro foi marcante. Em muitos momentos o piloto da Ferrari nos fez ficar por duas horas diante do televisor para vê-lo buscar pelo título. Infelizmente não foi dessa vez. Quem sabe será em 2009. E torço para que isto realmente aconteça.

Felizmente, tivemos o privilégio de nos emocionar com mais um ídolo brasileiro e de conhecer a força e garra do CORAÇÃO MASSA!!! É isso. Hamilton campeão e Massa na segunda colocação. Mesmo assim, VALEU MASSA!!!!

Fotos: Globoesporte.com

Nenhum comentário: