12.11.08

A MATEMÁTICA DO FUTEBOL por Paulo de Tarso Jr.

A cada dia que passa, o Campeonato Brasileiro vai ganhando mais emoção. O principal torneio de futebol do país está completamente indefinido. Qual equipe vai levantar o caneco? São Paulo, Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras ou Flamengo? E quem vai disputar a Série B em 2009? Santos, Atlético-PR, Vasco, Fluminense, Náutico, Portuguesa, Figueirense ou Ipatinga? Está aberto o período de especulações nos botecos da esquina. Façamos nossas apostas.

Título
O Brasileirão de 2008 é o mais equilibrado dos últimos tempos. Nunca se viu cinco equipes lutando pelo título faltando quatro rodadas para o término do campeonato. Mesmo assim, aposto minhas fichas no São Paulo, para fazer a festa no dia 7 de dezembro. Ora, não posso ignorar o fato do Tricolor paulista ter ficado mais de dez pontos atrás do Grêmio e hoje, estar dois a frente da equipe gaúcha. O São Paulo não perdeu no segundo turno: foram nove vitórias e cinco empates. Enquanto isso, o Grêmio está em queda livre. O time, liderado pelo meio-campista Tcheco, parece mais perdido do que cego em tiroteio, apesar de ter vencido o Palmeiras no último domingo. Mas hoje, vencer o Palmeiras não é tarefa impossível. O Verdão é outra equipe que nem sabe onde está. Quando esperei a ascensão do Palestra, me decepcionei. Por isso, não me iludo mais que o time de Luxemburgo.

Por outro lado, sempre gostei do jogo Cruzeiro. Um futebol feito por revelações do nosso futebol. Ousado. Toques rápidos e envolventes, além, é claro, de ter como principal jogador, o maranhense Guilherme. Acreditei que a Raposa pudesse surpreender. Massacrou o Grêmio no Mineirão: impiedosos 3 a 0. Na rodada seguinte, massacrado pelo Goiás pelos mesmos 3 a 0. É brincadeira. Assim não dá. Mas da mesma volta que o Cruzeiro, o Flamengo é outro time que está de brincadeira no campeonato. Uma equipe que depende dos raros gols de Obina, não merece ser campeão. E olhem que o sistema defensivo do rubro-negro carioca não é ruim (Bruno, Léo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan), mas daí pra frente dá pena. Meu Deus, me perdoe por esta blasfêmia que vou escrever, mas sinto falta de Souza e Marcinho neste time do Flamengo. Incrível, não é?

Desta maneira, acho que o São Paulo é quem tem mais chances de ser campeão. Aliás, será tricampeão. Mas isso ainda pode mudar nas próximas rodadas. Acho difícil, mas... futebol tem essas coisas!!! Se eu tivesse que apostar, a minha classificação seria a seguinte: São Paulo, Grêmio, Palmeiras e Flamengo. Assim, o Cruzeiro estaria fora da Libertadores de 2009. Mas é assim. Isso são suposições de como o campeonato está hoje.

Rebaixamento
Já na parte de baixo da tabela, acho que Fluminense e Vasco não caem. O Flu precisa de duas vitórias e acho que consegue nos dois jogos em casa: contra a Portuguesa e o Ipatinga. Desta forma, o Tricolor Carioca soma os pontos necessários e afunda os rivais na luta para fugir da Série B. Já o Vasco, digo que não cai, simplesmente por gostar de Edmundo. Ora, o Animal vai encerrar a carreira nesta temporada e não pode deixar o futebol caindo para a Segundona.

O Ipatinga já está no Brasileiro da Segunda Divisão. Não vejo uma luz no fim do túnel para o time da capital federal. Outro que acho que estará na Segundona em 2009, é o Figueirense. A equipe catarinense não ganha dos adversários diretos em casa e não tem uma tabela fácil. Quem também acho que vai cair é o Náutico. O Timbu é completamente inconstante e não aparenta ter elenco para somar os pontos suficientes para fugir da zona de rebaixamento. Agora, a terceira vaga eu não sei de quem vai ser. Para mim, Portuguesa e Atlético-PR brigam por essa posição.

Apesar de todos esses prognósticos, temos que assistir as rodadas que faltam, porque o Brasileirão será decidido, tanto na parte de cima, como na de baixo, somente no último segundo da rodada final, assim como foi na Fórmula 1.

Nenhum comentário: