19.10.08

O HOMEM AINDA NÃO EVOLUIU por Paulo de Tarso Jr.

O ser humano é o animal mais evoluído do planeta Terra? A sua resposta é sim, não é? Mas por quê? O que te levas a pensar que o homem é superior aos outros animais? A maneira de se locomover em duas pernas? O modo de falar? Ou será o de pensar? Certamente, você já ouviu alguém dizer, que o humano assumiu um grau de importância elevado no decorrer da evolução porque é racional, tem a capacidade de pensar, refletir, solucionar problemas. Que mentira. Não acreditas? Preferes aceitar a tese da superioridade evolutiva descrita pela ciência? Não faças isso. Veja a sociedade da qual fazes parte. É perfeita não é? Não é? Claro que não. Está muito longe da perfeição. A “racionalidade” da qual se gabas, já levou a humanidade a duas Guerras Mundiais, a conflitos sem perspectivas de um final feliz no Oriente Médio e muito mais, causando mortes de inocentes, de pessoas que apenas sonhavam em viver em paz. Não é curioso?


A curiosidade é tanta, que a ciência afirma categoricamente a presença de diferenças entre os homens, mas, em nenhum momento, ela afirma que isso seja critério de superioridade e muito menos inferioridade. Contudo, a história faz acreditar que ser diferente, é ser inferior, principalmente se o indivíduo não possuir a “raça pura”. Não estás acreditando? Então, pense no motivo que levou o continente africano à miséria. Pense. A cada dia, as pessoas que lá habitam morrem de fome, servem como cobaias para os experimentos das nações “civilizadas”, “desenvolvidas”, “superiores”, pois são consideradas animais imprestáveis, um bichinho qualquer de estimação. Isso é muito triste. É vergonhoso. É indigno. Mas mesmo assim, o ser humano é RACIONAL. É o ser mais evoluído. Quanta bobagem.


Tens sorte de ser racional. Você pode espalhar para todos que possui o “dom” da racionalidade. Não é legal? Somente a sua espécie pode pensar. Mas pensar em quê? Na cotação do EURO? Na diminuição da dívida externa? Nas viagens presidenciais para o exterior? Interessante. Você pensa em muita coisa importante, mas se esquece de lembrar dos problemas existentes na sociedade (preconceito, miséria, fome, mortalidade infantil, etc.), pelo simples fato, de você ainda não ter passado por isso. Então, para que se preocupar com os outros? O importante para você, é que estas dificuldades não cheguem até a sua vida. É assim que pensas? Se pensares desta maneira, és apenas um pobre coitado.


Por fim, a evolução não pode ser feita de fora para dentro, mas sim, deve ser ao contrário, pois o primeiro passo para o homem se autodenominar evoluído, é aceitar as diferenças, saber conviver com elas e tentar ajudar o próximo a evoluir. Você não pode só pensar em você. Não é devido a sua forma racional de ser, que vais alcançar o ápice do processo evolutivo. O mundo no qual você vive deve mudar a maneira de pensar, não podendo aceitar a lei do mais forte, onde só os fortes sobrevivem, mas sim, aprovar a lei da igualdade, da semelhança, a qual você deve seguir, pois “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza (...)”. Pense nisso!!!



Publicado no suplemento Galera do Jornal O Estado do Maranhão no dia 18/11/2006.

Nenhum comentário: