
Mas se a presença dos mexicanos não era vista como insanidade, o que dizer então dos dois clubes que conseguiram se classificar para as oitavas-de-final? Qual time aceitará jogar no México? Sinceramente, nenhum. Pois é, se é assim, o que fazer? A resposta foi dada pela Conmebol: vai haver apenas um jogo para decidir os times que irão à próxima fase do torneio e esta partida será disputada fora do México, mais precisamente na casa dos adversários mexicanos. Insanidade total. Todo mundo parece que ficou louco. A insanidade tomou conta da Conmebol, mais uma vez.
Enquanto isso, São Paulo e Chivas-MEX jogarão na capital paulista. Quem vencer avançará na Libertadores. Em caso de empate, a vaga será decidida nos pênaltis. A mesma coisa ocorrerá entre Nacional-URU e San Luís-MEX.
Por que tal medida é insana?
1. Primeiro, quem me garante que algum membro da delegação mexicana não traga o vírus para o Brasil? Digo isso, não como preconceito, mas como prevenção. Será que é válido expor ainda mais pessoas a uma possível contaminação? Acredito que não.
2. Em segundo lugar, não vejo com bons olhos o fato de estas duas vagas serem disputadas em um único jogo, uma vez que as outras equipes que disputam o torneio, terão que jogar dentro e fora de casa. É injusto!!!
3. Outro motivo para se atestar o altíssimo grau de insanidade da Conmebol é o fato dos dirigentes acreditarem ser este o melhor caminho para resolver o problema, pois não é. Já imaginou se os dois clubes mexicanos conseguirem derrotar seus adversários nesta partida única? O que vai acontecer? A discussão continuará e novamente deverá se mexer no regulamento. Que coisa. Quanta insanidade!!!
Medidas para resolver
1. Eliminar os dois clubes mexicanos da competição e deixar o São Paulo e o Nacional-URU, avançarem para a próxima fase direto, sem entrarem em campo. É possível que isso ocorra, porque a Federação Mexicana de Futebol especulou retirar suas equipes para evitar maiores problemas. Além disso, a Conmebol já garantiu que se os mexicanos saírem do torneio, São Paulo e Nacional já estarão nas quartas-de-final. Esta alternativa é possível, mas não me agrada.
2. Eliminar os dois clubes mexicanos da competição e promover para as oitavas-de-final, os dois terceiros colocados mais bem classificados da fase de grupos. Acredito que esta alternativa era a mais cabível, mas não sou eu quem comanda o futebol da América do Sul.
OBS: A ESPN Brasil foi o primeiro meio de comunicação a confirmar a decisão da Conmebol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário