8.5.09

CONMEBOL ATESTA LAUDO DE INSANIDADE por Paulo de Tarso Jr.

A Copa Libertadores da América adoeceu. Pelo menos, no que diz respeito à Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). É fato que surto da Influenza A (H1N1) preocupa todo o mundo, principalmente nos últimos dias. É fato também que o país mais afetado, até o momento, é o México, que por sinal, possui dois clubes na Libertadores. Pois bem, vamos por partes. Em primeiro lugar, os mexicanos não deveriam participar da competição, pelo simples fato de não serem da América do Sul. Será que a Conmebol nunca viu o mapa mundi? Meu Deus. Acho que os dirigentes faltaram às aulas de Geografia. De qualquer maneira, não se pode mais mudar esta insanidade. Fazer o quê?

Mas se a presença dos mexicanos não era vista como insanidade, o que dizer então dos dois clubes que conseguiram se classificar para as oitavas-de-final? Qual time aceitará jogar no México? Sinceramente, nenhum. Pois é, se é assim, o que fazer? A resposta foi dada pela Conmebol: vai haver apenas um jogo para decidir os times que irão à próxima fase do torneio e esta partida será disputada fora do México, mais precisamente na casa dos adversários mexicanos. Insanidade total. Todo mundo parece que ficou louco. A insanidade tomou conta da Conmebol, mais uma vez.

Enquanto isso, São Paulo e Chivas-MEX jogarão na capital paulista. Quem vencer avançará na Libertadores. Em caso de empate, a vaga será decidida nos pênaltis. A mesma coisa ocorrerá entre Nacional-URU e San Luís-MEX.

Por que tal medida é insana?

1. Primeiro, quem me garante que algum membro da delegação mexicana não traga o vírus para o Brasil? Digo isso, não como preconceito, mas como prevenção. Será que é válido expor ainda mais pessoas a uma possível contaminação? Acredito que não.

2. Em segundo lugar, não vejo com bons olhos o fato de estas duas vagas serem disputadas em um único jogo, uma vez que as outras equipes que disputam o torneio, terão que jogar dentro e fora de casa. É injusto!!!

3. Outro motivo para se atestar o altíssimo grau de insanidade da Conmebol é o fato dos dirigentes acreditarem ser este o melhor caminho para resolver o problema, pois não é. Já imaginou se os dois clubes mexicanos conseguirem derrotar seus adversários nesta partida única? O que vai acontecer? A discussão continuará e novamente deverá se mexer no regulamento. Que coisa. Quanta insanidade!!!

Medidas para resolver

1. Eliminar os dois clubes mexicanos da competição e deixar o São Paulo e o Nacional-URU, avançarem para a próxima fase direto, sem entrarem em campo. É possível que isso ocorra, porque a Federação Mexicana de Futebol especulou retirar suas equipes para evitar maiores problemas. Além disso, a Conmebol já garantiu que se os mexicanos saírem do torneio, São Paulo e Nacional já estarão nas quartas-de-final. Esta alternativa é possível, mas não me agrada.

2. Eliminar os dois clubes mexicanos da competição e promover para as oitavas-de-final, os dois terceiros colocados mais bem classificados da fase de grupos. Acredito que esta alternativa era a mais cabível, mas não sou eu quem comanda o futebol da América do Sul.


OBS: A ESPN Brasil foi o primeiro meio de comunicação a confirmar a decisão da Conmebol.

Nenhum comentário: